domingo, 28 de novembro de 2010

Lançamento da Norma Internacional de Responsabilidade Social ISO 26000

Após anos de imenso trabalho que envolveu diretamente a participação de mais de 70 países, quase 400 experts, mais de 130 observadores representando seis seguimentos de stakeholders (consumidores, empresas, governo, organizações não governamentais (ONGs), trabalhadores e serviços e suportes de pesquisas) ao redor do mundo, será lançada em dezembro de 2010 a norma internacional de responsabilidade social ISO 26000.

Pode-se dizer que a norma é um marco significativo tanto sobre as referência e diretrizes de sustentabilidade e responsabilidade social corporativa, como também, sobre o próprio sistema ISO de normatização e certificação.

A referência é porque de um lado, a norma não teve necessariamente o papel de criar novas diretrizes, mas sim de alinhar a vasta gama de diretrizes, protocolos, normativas e legislações existentes ao redor do mundo, que visam criar direcionadores do que uma gestão organizacional, seja ela pública, privada ou social (ONGs), precisa ter de atenção e atuação para alcançar patamares mais justos, inclusivos, responsáveis e sustentáveis na geração de um legado de impactos positivos sobre sua existência e operação.

De outro, ao contrário do que estamos acostumados ver sobre as normas de padrão ISO, esta, não será certificável e aqui mora o maior aprendizado e riqueza da norma. Isso porque, nos seus primórdios ela surgiu justamente pela necessidade de se ter processos de sustentabilidade e responsabilidade social certificáveis. Porém, conforme a discussão com as diversas organizações participantes foi ganhando profundidade, foi se percebendo que o tema era excessivamente complexo para que se tenha realmente um atestado certificável.

A norma então acabou ganhando muito mais contornos de uma carta de diretrizes, mas com alguns diferenciais, entre eles entendo que dois se destacam, um deles é a existência de orientações de conduta e gestão o que não é comum em cartaz de diretrizes e o outro, que entendo ser o elemento mais rico é que construção da normar passou por um amplo e irrestrito processo de discussão multistakeholder global, o que torna suas diretrizes mais legítimas e reais.

A norma será oficialmente lançada no Brasil, no dia 08/12/2010 em evento na FIESP (São Paulo/SP), quem tiver a disponibilidade vale muito conferir. Infelizmente eu vou precisar buscar informações com amigos, pois já tenho outro compromisso agendado.

Para quem quiser, por favor, use deste espaço para compartilhar comigo e com outros visitantes e participantes dessa rede.

Mais informações sobre a ISO, acesse: http://www.ethos.org.br/iso26000/

Sobre o evento e inscrição, acesse: http://sustentabilidademovimento.blogspot.com/p/eventos-e-seminarios.html



terça-feira, 2 de novembro de 2010

Novo jogo Fate of the World sobre mudanças climáticas, coloca a construção de um planeta mais sustentável na mão das pessoas

Há pelos menos cinco anos que o assunto mudanças climáticas deixou de ser exclusividade de cientistas , governantes e especialistas. Cada vez mais essa discussão vem ganhando espaço, seja no ambiente empresarial, onde executivos melhor preparados as tendências do mundo estão fazendo esforços para colocar o assunto em suas dinâmicas de planejamento (ainda que os efeitos e resultados sejam insipientes), até conversas mais amenas em happy hours e rodas de amigos.

Agora, a Red Redemption, empresa britânica especializada na criação de games, quer colocar este assunto mais próxima da população digitalmente incluída coma criação do jogo Fate of the World. A princípio, pode não parecer que não há nada de muito inovador nessa proposta, contudo, o jogo se propõe a trabalhar com dados reais, extraídos de simuladores climáticos usados pelos grandes cientistas no tema e ainda, transformar estes dados em uma linguagem acessível e prazerosa na dinâmica de quem aprecia jogos de computadores.

Considero que efetivar estes dois pontos, seria sim um salto de inovação, porque além de ajudar a quebra barreiras de entendimento sobre o nível de complexidade que há no tema mudanças climáticas, a iniciativa também aproxima mais a discussão do público jovem, nem sempre muito disposto a refletir sobre o assunto e tão pouco fazer algo a respeito.

Apenas para confirmar o que estou dizendo sobre o perfil do público jovem no Brasil, basta acessar as duas pesquisas feita pela MTV sobre o assunto, em que demonstra que apenas 20% dos jovens assumem terem um nível de consciência e práticas ambientais mais sustentáveis e responsáveis.

A previsão é que o jogo chegue oficialmente no mercado em fevereiro de 2011, após ajustes em uma versão beta que será publicada a partir de novembro de 2010 para alguns usuários.

Vamos torcer para que o jogo seja mais uma ferramenta, com condições de contribuir com esse esforço coletivo que todos temos, em encontrarmos meios mais sustentáveis e responsáveis de conviver em sociedade e com o planeta.

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Cinco anos de Programa Na Mão Certa - Uma história rica em defesa dos Direitos Humanos Fundamentais de Crianças e Adolescentes

O Programa Na Mão Certa, iniciativa da Childhood Brasil, organização social que tem conseguido a admirável façanha de inserir na pauta do meio empresarial, ações efetivas de enfrentamento a exploração sexual de crianças e adolescentes nas estradas, acaba de lançar a sistematização dos seus primeiros cinco anos de existência.

O material foi elaborado com muita transparência e em formato de relato, onde o leitor encontrará diferentes dicas, conceitos, depoimentos e ideais sobre como a sociedade e o meio empresarial pode fazer a diferença para assegurar a proteção e promoção dos direitos humanos das crianças e adolescentes.

Claro, que pela transparência com que o material se propôs a trabalhar, também relata situações de aprendizados enfrentados sobre as coisas que não funcionaram exatamente como se esperava.

Quem tiver interesse no tema, vale conhecer o Programa e acessar o material. Em especial para as muitas pessoas que militam na área da Responsabilidade Social Empresarial, porque este é um assunto de que deve ser abordado pela ótica da co-responsabilidade na construção de uma sociedade mais justa, responsável e sustentável.

Nesse sentido, acredito que ninguém discordará que a construção de uma sociedade desenvolvida é e inclusiva é totalmente incompatível com uma violação de direitos humanos como a exploração sexual que possa ser acometida contra qualquer criança e adolescente, aconteça essa onde acontecer.

Tenho muita gratidão por ter participado essa história da qual não pretendo abandonar jamais.

Link para acesso a publicação: http://www.namaocerta.org.br/sistematizacao.php