sábado, 7 de maio de 2011

Profissionais de Sustentabilidade: Workshop de Sustentabilidade e Responsabilidade So...

Muito bacana a cobertura da Vivan Garcia no Workshop de Sustentabilidade e Responsabilidade Social na ABA, realizado em 12/04/2011.
Imagino que discussão deve ter sido extremamente rica e tendo a concordar com quase todos os pontos colocados.
Apenas com relação a provocação colocada pela Flávia Moraes, consultora com quem aprendo muito sempre de que a comunicação externa das empresas só deve ser feita quando a lição de casa estiver pronta, merece um pouco mais de discussão, porque vejo a sustentabilidade corporativa com que trabalhamos não como um modelo pronto, um conceito ou teoria acabada com paradigmas bem definidos, para saber quando a lição de casa estará realmente feita.
Vejo a sustentabilidade como um movimento que se reinventa a cada dia e nessa tocada, ainda temos o compromisso da transparência e engajamento e isso exige exposição e humildade para fazer e refazer. Claro que dentro dos limites éticos estabelecidos, além disso, como valorizar um movimento se ficarmos jogando ele só para dentro. Nós, profissionais que lidam com esse tema a frente das empresas, governos e academia precisam retirar de suas faces a culpa do "pecado" como se fosse um dogma católico que nos encasula como caracóis e criar exposições para que críticas construtivas sejam feitas. Claro que haverão as destrutivas também, mas isso caberá a cada um saber separar o joio do trigo.


Profissionais de Sustentabilidade: Workshop de Sustentabilidade e Responsabilidade So...: "Por Vivian Garcia* Com o ousado desafio de abordar, em um único dia, as diversas e abrangentes questões relacionadas à sustentabilidade foi..."