A OAB São Paulo por meio de ato administrativo próprio deu ao Comitê de Diversidade Sexual e Combate a Homofobia ostatus de Comissão da OAB SP.
Parece preciosimo, mas na realidade podemos consider a medida como um grande avanço, antes o tema era tratado pelo Comissão de Direitos Humanos, o que já era um ganho. Contudo a questão sempre foi tratada como um assunto tabu e cheio de dedos e ao reconhecer explicitamente um fórum dedicado a discutir as dificuldades e preconceitos, direitos e oportunidades suportados por este público na sociedade, estamos dando um grande passo para uma sociedade mais inclusiva, justa e responsável.
Existem vários jeitos de se lidar com questões complexas. Acredito eu que a melhor forma é explicitando a existência do problema e lidando com ele de frente, em especial quando estamos falando de de questões que são capazes de se camuflar sobre a retórica e ações razas, se desviando de qualquer discussão racional e se deslocando para o campo da sujetividade travestida de uma razão imcopreensível, que na maioria das caso são decorrentes de referências distorcidas que as pessoas tiveram em seu processo de formação e passam a reproduzir sem uma leitura crítica dos prejuízos que determinados preconceitos trazem para si mesmo e para a sociedade.
Quanto não se perde ao deixar de reconhecer os direitos de uma pessoa por conta da sua orientação sexual? Perdemos a oportunidade de ter novos amigos, empresas perdem talentos e clientes e perde a sociedade porque não raramente empurra uma parcela da sociedade para condições marginais.
A OBA também abre o curso sobre Direitos Homoafetivos - veja mais informações no link:http://sustentabilidademovimento.blogspot.com/p/cursos.html
Parabéns a OAB por este avanço.
Veja abaixo a matéria:
COMITÊ DE DIVERSIDADE SEXUAL GANHA STATUS DE COMISSÃO NA OAB SP
Última modificação 02/03/2011 18:20 A Portaria 454/10 do presidente da OAB SP, Luiz Flávio Borges D´Urso, transformou o Comitê de Diversidade Sexual e Combate à Homofobia, vinculado à Comissão de Direitos Humanos , em Comissão da OAB SP. “ Certamente, essa nova denominação trará mais autonomia para o nosso trabalho, focado nos direitos da diversidade sexual, abrindo espaço também para o debate legal que envolve essa matéria”, afirma a conselheira estadual e presidente da comissão Adriana Galvão Moura Abilio.
A nova comissão realizou sua primeira reunião de trabalho na última segunda-feira (28/2) e debateu questões administrativas, eventos e parcerias. “ Nessa reunião ficou decidido que apoiaremos e subsidiaremos a proposta da secretária-geral adjunta do Conselho Federal da OAB, Márcia Regina Machado Melaré, ex-presidente da Seccional Paulista, que sugeriu que a OAB prepare um anteprojeto do Estatuto da Diversidade Sexual”, destacou a presidente da Comissão.
Adriana Galvão Moura Abilio é mestre em Direito Constitucional, vice-coordenadora do Curso de Direito da Unifeb-Barretos , integra a Comissão da Mulher Advogada da OAB SP e foi membro da Comissão do Negro e Assuntos Antidiscriminatórios da Seccional, que trata no diversidade sexual.
Como definir o que é sustentabilidade? Seria muita pretensão responder essa pergunta sozinho.Por isso, tenho com esse blog o desejo de construir um espaço aberto e dedicado a troca de ideias, opiniões e qualquer outra informação que ajude a formar um entendimento mais amplo e sistêmico do que é essa tal de “sustentabilidade” desejada pela sociedade, organizações empresariais, sociais e políticas. Aqui você e suas contribuições serão sempre bem vindas. Faça parte dessa construção!
Nenhum comentário:
Postar um comentário