Cursos

Esta página será dedica a divulgação de cursos, processos de formação e desenvolvimento, dirigidos à pessoas e organizações. 

 As inciativas aqui divulgadas terão o propósito de promover a construção de uma sociedade mais justa, responsável e sustentável nos difrentes espaços e ambientes.

----------------------------------------------
Cursos em aberto
---------------------------------------------------------

ESTRUTURA DO CURSO



Título: Curso Avançado de Agricultura Orgânica

Objetivos:

-          Compreender o nível de evolução da produção agroecológica e orgânica no Brasil.

-          Compreender o processo de produção, colheita, processamento, distribuição (logística), marketing e comercialização de produtos orgânicos.

-          Compreender a gestão da qualidade aplicada na produção de produtos orgânicos.

-          Compreender a evolução de sistemas orgânicos de produção vegetal integrados com pecuária orgânica.

-          Compreender o nível de evolução de tecnologia para produção de produtos orgânicos, em sistemas certificados voltados para mercado.

-          Compreender abordagens inovadoras de integração no enfoque agroecológico com ênfase na trofobiose e na manutenção de níveis elevados de qualidade e sanidade de sistemas orgânicos.


Modulo
Titulo
Objetivos
1
Reconstrução Ecológica da Agricultura nos Agroecossistemas Brasileiros, para obtenção de sistemas orgânicos certificados.


4 horas
Ø Levar o conhecimento da interação dos fatores ambientais, econômicos e sociais geradores de sistemas agrícolas e seus impactos sobre os modelos atuais de agricultura no Brasil.
Ø Levar o conhecimento dos sistemas orgânicos e agroecológicos que estão sendo estabelecidos nas diferentes regiões edafoclimáticas brasileiras.
2
Desenho de Sistema Agroecológicos e Orgânicos certificáveis.

4 horas
Ø Levar conhecimentos específicos de ferramentas metodológicas para desenho e desenvolvimento de sistemas orgânicos adaptáveis às diferentes realidades agroecológicas brasileiras.
3
Planejamento, Gestão e Comercialização.







4 horas
Ø Avaliação de mercado e dimensionamento de uma produção orgânica certificada.
Ø Rastreabilidade e certificação = diferenciação do negócio orgânico.
Ø Planejamento do Negócio Orgânico.
Ø Desafio da Agroecologia = Diversificação x Eficiência Administrativa.
Ø Planejamento de produção, visando eficiência produtiva, considerando a aptidão edafoclimática e seu impacto sobre a sanidade dos sistemas orgânicos.
Ø Gestão, processamento, distribuição e comercialização de olerícolas orgânicas.
Ø Integração lavoura x pecuária.
4
Enfoque Agroecológico com Teoria da Trofobiose: Manejo prático de irrigação, nutrição e fitossanidade para obtenção de hortaliças orgânicas de alta qualidade e produtividade.



6 horas
Ø Trofobiose na prática: manejo de nutrição de planta visando sanidade e qualidade.
Ø Manejo fitossanitário: uso e preparo de inseticidas naturais, controle biológico comercial e uso e preparo de caldas fertiprotetoras: Uma abordagem inovadora.
Ø Manejo de irrigação e relação com nutrição e sanidade via monitoramento de radicela ativa.
Ø Monitoramento de nutrição via kits de análise rápida.
5
Manejo das culturas.

12 horas
Ø Técnicas específicas de manejo nutrição, irrigação e fitossanidade.
Ø Hortaliças, culturas perenes e culturas anuais.
6
Cultivo protegido de Hortaliças Orgânicas.

4 horas
Ø Sistemas e ambientes de cultivo protegido para produção orgânica.
Ø Manejo de ambiente protegido.
Ø Culturas, épocas e locais para cultivo protegido.


Capacitadores:


Eng. Agr. PhD Carlos Armênio Khatounian (ESALQ/USP), Mestrado em Ecological Agriculture pela Agricultural University – Wageningen / Holanda; Doutorado em Sustainable Agriculture pela Iowa State University / USA. Prof. Doutor da ESALQ/USP);


Eng. Agr. Dr. Jacimar Luis de Souza (UFV) Engenheiro Agrônomo graduado pela UFES em 1982. Mestrado pela UFLA, em 1985. Doutorado pela UFV, em 2006. Experiência profissional de 22 anos como pesquisador do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (INCAPER), executando e coordenando projetos de pesquisa do programa de Agricultura Orgânica.


Publicação de 183 trabalhos técnico-científico em anais, documentos seriados do INCAPER e periódicos nacionais, sendo 148 como Autoria e 35 em Co-autoria. Do total, 155 trabalhos são exclusivos na área de Agricultura Orgânica. Ministrou palestras e cursos na área de agricultura orgânica no Brasil e no Exterior, totalizando 54 palestras e conferências e 56 cursos e mini-cursos para várias instituições e organizações de técnicos e agricultores.



Eng. Agr. MSc Samuel Filipe Pelicano e Telhado (ESALQ/USP). Engenheiro Agrônomo pela USP/ESALQ, 2005. Mestre em Agronomia pela USP/ESALQ com o tema: “Desempenho e produtividade de milho em consórcio com adubos verdes em sistema orgânico de produção”, 2008. Profissional da equipe ENSISTEC (Empresa de Consultoria em Agricultura Orgânica do Eng. Agr. Luiz Geraldo de Carvalho Santos – Consultor da Faz. Malunga/DF). Estagiário do “Grupo de Agricultura Orgânica Amaranthus” – USP/ESALQ, por 5 anos, tendo exercido os cargos de diretor técnico e diretor presidente. Desenvolvimento de iniciação científica com agricultura orgânica

 

Joaquim Ferreira Silva Filho. Empreendedor Orgânico. Advogado e Jornalista. Profundo conhecedor e estudioso da Agricultura Orgânica no Cenário Nacional e Internacional. Produtor Rural e Empreendedor de Sucesso em Agricultura Orgânica. Proprietário da Domaine lle de France – Estação Agroecológica situada em Domingos Martins/ES. A proposta do Domaine lle de France na área de produção concentra-se em hortaliças, laranja Valência, café, milho, amendoim, feijão, champignon de Paris, uvas, entre outras. Na área de criação, encontra-se frango caipira (carne e ovos), cordeiro, gado leiteiro (queijos e manteiga especiais), escargot, abelhas (mel, própolis) e cunicultura.



Outras Informações:


Material didático – Apostila / CD / Artigos.


Material de Apoio – data Show / flip chart / quadro branco.

Fixação – Debate, discussão dos artigos e visita a campo.
 

Total da Carga Horária: 34 h

Módulos 1, 2 e 3 = 12 Horas;

Módulos 4, 5 e 6 = 22 Horas.


Número de vagas limitado: 40


Valor do investimento: R$ 720,00 por aluno.

Este valor poderá ser parcelado em até 3 vezes de R$ 240,00, sendo que a 3ª parcela deve ser paga até o dia 28/10/11.


Informações de Conta para Depósito:

Banco Bradesco

Agência 3174-7

CC 015725-2

Conta Conjunta: Karina Firme Marques e/ou Moysés Galvão Veiga

Obs.:  

1)    O pagamento deverá ser efetuado e o comprovante enviado por e-mail para:      moyses.veiga@yahoo.com.br ou fax: (27) 3207-2755.

2)     Enviar ficha de inscrição devidamente preenchida, conforme anexo.

3)     O curso acontecerá com a inscrição de, no mínimo, 25 participantes pagantes. Caso contrário, os valores pagos serão devolvidos na íntegra.

                                                    Vitória, ES, 19 de agosto de 2011.

Moysés Galvão Veiga

Consultor em Agricultura Orgânica - CREA-SP 2606188454

Vida Sustentável Consultoria / (27) 9897-1354 / Skype: moyses.veiga1

 
-----------------------------------------------------------------

----------------------------------------------

Cursos já divulgados e encerrados
---------------------------------------------------------

World Café

Ciclo: Consumo e Responsabilidade Ambiental e Social

Tema: Mulher, consumo e sustentabilidade

Com o tema Mulher, consumo e sustentabilidade, em comemoração ao mês da mulher, a UMAPAZ dá início no próximo dia 23 de março, quarta-feira, às 19h, ao World Café - Ciclo: Consumo e Responsabilidade Social. O objetivo é uma conversa sobre o papel da mulher como direcionadora das escolhas de consumo na família e na sociedade.

O ciclo continua nos dias 23 de maio e 06 de junho, sempre com facilitação de Maluh Barciotte.

No dia 23 de maio o World Café abordará o tema Lixo, consumo, autonomia e ética, propondo uma conversa sobre a importância, para a população e município de São Paulo, da nova Política Nacional de Resíduos Sólidos e legislação estadual e municipal afins, com vista à regulamentação da PNRS prevista para meados de 2011.

Em 06 de junho, na Semana do Meio Ambiente, a programação traz o tema Uso do dinheiro, consumo responsável e sustentabilidade, dialogando sobre um novo olhar sobre a autonomia e a liberdade de escolha no mundo contemporâneo.

O World Café é um método de diálogo colaborativo sobre temas e assuntos diversos da vida baseada nos princípios e formato desenvolvidos pelo The World Café (www.theworldcafe.com), um movimento global em crescimento para apoiar diálogos relevantes em ambientes corporativos, governamentais e comunitários por todo o mundo, possibilitando ver novas maneiras para fazer a diferença em nossas vidas.

A facilitadora será Maluh Barciotte, bióloga e Mestre em Biologia pelo Instituto de Biociências/USP e Doutora em Saúde Pública e Ambiental pela Faculdade de Saúde Pública da USP. Auditora-senior ISO 14 000 pelo EARA/Environmental Auditors Registration Association e especialista em Avaliação de Impacto Ambiental pelo Departamento de Ecologia da USP. Professora universitária, desde 1981, vem trabalhando na assessoria e coordenação de projetos sócio-ambiental-culturais e ministrando palestras e cursos envolvendo os temas sustentabilidade, responsabilidade social, saúde e qualidade de vida, ética e cultura de paz em empresas, escolas e comunidades.

Serviço: World Café - Ciclo: Consumo e Responsabilidade Ambiental e Social

Tema: Mulher, consumo e sustentabilidade

Dia e horário: 23 de março, quarta-feira, às 19h

Facilitadora: Maluh Barciotte

Demais datas: 23 de maio e 06 de junho

Local: UMAPAZ – Av. IV Centenário, 1268 – Portão 7-A – Parque Ibirapuera

Informações: 11-5572-1004

Não é necessária inscrição prévia. Pede-se chegar com 15 minutos de antecedência.



==============
ADVOCACIA PRÁTICA NOS DIREITOS DOS HOMOAFETIVOS (Módulo I)



Coordenadora: MARIA CRISTINA DE OLIVEIRA REALI ESPOSITO


Objetivo: Proporcionar possibilidades de conhecimento e desenvolvimento profissional na atuação dos profissionais no exercício da Advocacia na Tutela dos Direitos dos Homoafetivos e da Diversidade Sexual, abordando a função e a eficácia dos instrumentos que assegurem a cidadania plena das pessoas e independente de sua orientação sexual, disponibilizando de instrumentos para que os advogados possam orientar na defesa desses direitos.


Início: 11 de março de 2011
Previsão de término: 08 de abril de 2011
Horário: Das 19 às 22 horas (sextas-feiras)

Matrículas: On line para os inscritos na OAB-SP e/ou pessoalmente na sede da Escola, das 9h às 21h30min.(Obs.: Não Inscritos na OABSP devem apresentar cópia do diploma)

Investimento: R$ 180,00 (R$ 100,00 na inscrição + R$ 80,00 em março)

A quem se destina: Advogados e Estagiários Inscritos na OAB, Bacharéis em Direito e Profissionais graduados de outras áreas.


Professora: Maria Cristina de Oliveira Reali Esposito
Advogada. Profª de Pós-graduação e Universitária. Mestrando em Direitos Difusos e Coletivos. Especialista em Processo Civil e em Direito do Estado.Conselheira CADES-Conselho de Desenvolvimento Sustentável do Município de São Paulo.Conselheira na EMURB. Professora da Rede de Ensino LFG. Coordenadora de Educação Ambiental e de Direito do Trabalho da OAB SP. Membro do Comitê do Meio Ambiente da AMCHAM-Câmara de Comércio Americana de São Paulo. Advogada.


Local: Escola Superior de Advocacia
Largo da Pólvora, 141, Sobreloja - Liberdade

Mais informações:
Site: www.oabsp.org.br/esa
E-mail: faleconosco@esa.oabsp.org.br
Endereço: Largo da Pólvora, 141, Sobreloja - Liberdade
Telefone: (11) 3346-6800

---------------------------------------


UNB lança Mestrado Profissional em Desenvolvimento Sustentável com foco em população indígenas.

O Centro de Desenvolvimento Sustentável (CDS), Universidade de Brasília – UnB, iniciará o ano de 2011 com novidade: o lançamento de um edital de seleção para o Mestrado Profissional em Desenvolvimento Sustentável, na modalidade Sustentabilidade junto a Povos e Terras Indígenas.



O curso é resultado de uma parceria entre a Fundação Universidade de Brasília (FUB), Ministério da Cultura (MINC), Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR) e United States Agency for International Development (USAID), por meio do Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB).


O objetivo é oferecer capacitação técnico-científica aos profissionais que atuam no campo indigenista e planejem implementar ações voltadas para a sustentabilidade cultural e ambiental de povos indígenas.


O curso terá duração de 22 meses, divididos em três módulos presenciais. Serão oferecidas 26 vagas aos candidatos interessados, das quais 50% serão reservadas a profissionais indígenas.


Baseado na perspectiva de uma educação intercultural, que se realiza no encontro entre os saberes acadêmicos e indígenas, o curso contará ainda com um corpo docente composto por renomados estudiosos e profissionais indígenas e não-indígenas.


Maiores informações estão disponíveis no site da UnB


(http://www.unb.br/posgraduacao/stricto_sensu/editais.php).