sábado, 8 de janeiro de 2011

Você já ouviu falar de pegada ecológica?

Pegada ecológica é um termo utilizado para expressar o impacto que nossas ações e escolhas, com o objetivo de suprir nossas necessidades têm sobre os recursos e serviços naturais. Entender o conceito é simples, como explicado e por meio de algumas ferramentas disponíveis hoje, também é relativamente fácil encontrar o impacto que geramos sobre nosso ambiente e habitar.

O mais complicado é ter a consciência para realmente entender e incorporar que este impacto existe e tomar medidas efetivas que visem à redução ou mitigação individual.

Claro que algumas das nossas contribuições da nossa pegada ecológica são decorrentes de descuidos ou simples falta de orientação como, por exemplo, deixar luzes de ambientes que não estão sendo utilizados acessas, manter equipamentos eletroeletrônicos ligados em stand by, principalmente quando são pouco usados ou permanecerão muito tempo sem uso.

Porém, existem outras medidas que mexem diretamente em nossas zonas de conforto e ai coisa começa ficar um pouco mais complicada, como, por exemplo, a total dependência que temos no uso do carro, muitas vezes até para ir na padaria no domingo pela manhã ao invés de aproveitar para fazer uma boa caminhada, com o cachorrinho adotado de preferência, nossos hábitos alimentares como o consumo diário ou excessivo de carne, nossa preguiça ou desinformação para separar os resíduos reciclados entre outras.

A coisa fica ainda um pouco mais complicada quando estamos diante de demandas profissionais e que muitas também podem ser evitadas como, por exemplo, as muitas horas de avião para cumprir com os mais diversos compromissos quando já existe até vídeo conferencia, o excesso de impressão que realizamos, a desatenção em manter o monitor do computar ligado quando não será utilizado por mais de uma hora ou ainda por simplesmente não tirarmos da tomada a fonte de energia do lap top, entre muitos outros cuidados que poderíamos adotar no dia a dia.

Claro que estou me limitando aqui a falar de condutas e posturais individuais e não do impacto dos processos produtivos e da demanda empresarial, pois este é outro assunto que demanda um pouco mais de espaço e gera muito mais discussão. Não quero dizer que está não seja um discussão dispensável, mas apenas chamar um pouco da nossa atenção para nós mesmos, lembrar que existem muitas coisas que podemos fazer, rever e melhorar, independente de lei, projeto, normativa corporativa e modelo de gestão.

Separei este momento para falar de coisas que estão no querer de cada um, como um esforço voluntário e de extrema importância em dar um pouquinho da sua contribuição para construção de uma sociedade melhor e um ambiente mais confortável para todos. Ser voluntário não é apenas ir em um instituição social cuidar de criança ou pintar um muro (isso também é importante), mas é também fazer escolhas conscientes no dia a dia que ajudem a construir um mundo melhor aqui e agora.

Esse tema parece simples, mas na prática veremos que é bem mais complexo e muito controverso. Já faz 11 anos que estou inserido nesta discussão da sustentabilidade e hoje resolvi usar da ferramenta do WWF para medir minha pegada de carbono e para minha surpresa, vamos precisar de três planetas para sustentar meu estilo de vida. Pelo visto vou precisar já fazer uma revisão das minhas condutas! Isso é inadmissível e está ai um bom compromisso para 2011, reduzir minha pegada ecológica.

Faça também um teste e veja no que pode melhorar e se quiser compartilhe ideias neste espaço, afinal não adianta se sentir culpado, pois a sustentabilidade é um processo em movimento em que a cada dia aprendemos algo novo e é sempre possível trazer uma contribuição.

Segue o link: http://www.pegadaecologica.org.br
/

Nenhum comentário:

Postar um comentário