domingo, 17 de junho de 2012

Em tempos de Rio+20 ainda vivemos na "ignorância lúcida"

Recebi este vídeo de um amigo, que cada vez mais vem se interessando pela construção deste movimento da socidade que busca dia a dia, a construção da sustentabilidade ou nome que queiram dar e não tivemo como expressar a "emoçoes" que seguem.

http://www.midwayfilm.com/

Em tempos de Rio+20 e todo esta discussão sobre desenvolvimento sustentável, integração das nossas demandas e necessidades a uma "economia verde" que seja realmente capaz de integrar os desafios de promover a qualidade de vida, respeitando os seres humanos e a biodiversidade existente, me deparo com este filme, história e realidade.
Como podemos ser tão incompetentes na condição de seres humanos? Mesmo assim ainda nos julgarmos racionais e inteligentes, nos vangloriarmos de colocar o homem na lua, inventar o smart phone e assim permitir que milhares de crianças e pessoas ainda sofram com desnutrição, que milhares de criaturas como estes pássaros paguem com a interrupção precoce de suas vidas por algo que eles nem pediram para participar?
 Olhar todos estes resíduos que nós, em nossa "ignorância lúcida" geramos no estomago destas criaturas e a km de distância é sem dúvida uma prova cabal da nossa falência humana, um atestado claro da nossa soberba.
Resíduos é algo tão básico, material e está tanto na nossa mão, mas mesmo assim falhamos diante deste desafio, seja porque não pensamos de forma cíclica, seja por uma questão ainda mais básica que é a falta de educação quando simplesmente "esquecemos" algo no chão, sem considerar que a casa é a mesma, quando falamos de meio ambiente e planeta não tem essa de dento ou fora de casa, todos, vivemos no mesmo lugar e compartilhamos da mesma atmosfera, seja você rico ou pobre.
Um dia, nem que seja de algum lugar distante ainda terei o prazer de ver nosso profundo arrependimento e um sem dúvidas uma consciência diferenciada junto a humanidade. Porque antes de qualquer coisa acredito nas pessoas e no seu potencial humano, já fizemos muita coisa boa e podemos fazer coisas simples ainda melhores! Se você ainda não fez sua parte, fica a dica, comece a agora, pois o futuro é hoje e este é um bem precioso demais para ser delegável a futuras gerações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário