domingo, 29 de setembro de 2013

Quando a segurança alimentar, esbarra no conformismo e gera desperdícios!!


A experiência do supermercado americano que se propõe a vender alimentos vencidos, porém, totalmente seguro ao consumo, sem dúvidas uma medida importante e que deve ser levada em conta, explorada e expandida, porque a conta do desperdício de alimentos no Brasil e no mundo é alta e logo mais, não o déficit será de tal proporção, que não terá como ser fechada, forçando cada vez mais os estresses sobre as terras seja abrindo novas, seja estressando a capacidade de regeneração do solo e o prejuízo será grande a todos, setor produtivo, varejo e consumidor. Porém, para está proposta avançar precisamos resolver duas coisas básicas: 

1) deixar o nosso comodismo de lado de jogar toda a responsabilidade sobre os alimentos industrializados que consumimos a industria ou ao comerciante, porque está é uma posição comoda demais, cada um de nós deveria checar antes o que compra e o que come, pois todo produto alimentício, seja ele industrializado ou não está sujeito a apresentar problemas; 

2) nossa legislação teria que mudar radicalmente, porque hoje a responsabilidade é totalmente atribuída a um dos pólos da cadeia, ou seja, do lado de quem produz e de quem vende, mas ninguém responsabiliza as pessoas, o consumidor comum, pelos desperdício ao deixar estoques de coisas vencendo em casa, um ato inconsequente tanto quanto os desperdícios que ainda se gerar por ineficiência em toda a cadeia de industrial de de larga escala de produção de alimentos.

Sem dúvidas, considerando as milhares de pessoas que ainda padecem em situação de insegurança alimentar, qualquer desperdício de alimentos evitável, deveria ser considerado um crime de lesa a humanudade. 

Fica a dica!!!

Link: http://ciclovivo.com.br/noticia/eua-ganham-supermercado-de-alimentos-vencidos

EUA ganham supermercado de alimentos vencidos
26 de Setembro de 2013


Previsto para ser inaugurado no início de 2014, o supermercado The Daily Table vai comercializar somente produtos com prazos de validade vencidos, mas ainda em boas condições de consumo. Com o objetivo de alertar a sociedade sobre o desperdício de alimentos, o ponto de vendas vai praticar preços mais baixos e deverá atender à população mais pobre.
O empreendimento será aberto em Massachusetts, na província de Dorchester, e o proprietário do local é Doug Rauch, ex-presidente de uma importante rede de supermercados norte-americana. Segundo o site da rádio NPR, o novo empreendimento vai mesclar o conceito tradicional dos supermercados com o dos restaurantes, ajudando a conscientizar as pessoas sobre a necessidade de ficarem atentas aos prazos de validade.
O projeto surgiu depois da divulgação de alarmantes números sobre o desperdício de alimentos – conforme informou o CicloVivo no início de 2013, metade da comida produzida no mundo é jogada fora em boas condições. De acordo com a Universidade de Harvard, só nos EUA, 40% dos alimentos em bom estado vão parar no lixo. O estudo também concluiu que mais de 90% dos norte-americanos jogam fora os alimentos antes de expirar a data de validade.
O supermercado que será aberto em 2014 não vai oferecer risco aos consumidores, no entanto, os produtos comercializados nas gôndolas são indicados para consumo rápido ou imediato. “Estamos falando sobre recuperar alimentos. A maioria dos produtos comercializados são frutas e legumes. O ruim é que os clientes precisarão consumir os alimentos rapidamente”, explicou o proprietário do The Daily Table.
Redação CicloVivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário