domingo, 29 de setembro de 2013

Relatório Oficial sobre as Mudanças Climáticas 2013

Saiu na última semana a atualização mais recente do IPCC sobre o relatório mundial de mudanças climáticas!

Desde a publicação do primeiro relatório, segue persistindo a leitura de que o mundo está caminhando para um aumento médio de temperatura na ordem de dois graus Celsius e decorrentes de ações antrópicas, ou seja, causado com o advento do homem na humanidade, sendo que a concentração de GEE na atmosfera foi acelerada com a revolução industrial.

Até aqui nenhuma novidade, contudo, o relatório indica entre suas linhas que o tempo de reação sobre o fatídico aquecimento global está cada vez menor, digo que esta informação segue entre as linhas, porque seu texto é bastante político, considerado a natureza do mesmo e da necessidade de estar alinhado com os diferentes governos, que usam da sua força para amenizar as conclusões cientificas, porque sabem que estas gerariam clamores políticos por políticas mais intensa de descarbonização da econômica, algo que infelizmente muitos governos e representantes do setor produtivo ainda relutam em avançar. Mesmo que renomados economistas como Stern e Pavan Sudkhdev tenham evidenciado e insistido que apenas 2 a 3% do PIB mundial seriam suficientes para impulsionar o mundo para o desenvolvimento de uma econômica mais responsável e ambientalmente sustentável.

A questão será, até quando mesmo será possível manter esta alienação climática? Até quando vamos continuar nos auto-sabotando como seres humanos, negligenciando estas evidencias e seguir caminhando para um precipício inevitável? Porque uma coisa é certa a natureza dará seu jeito, embora nossa arrogância não permita enxergar desta forma, nós é quem somos integralmente dependentes dos recursos e serviços naturais que a natureza por meio da sua rica biodiversidade nos proporciona e não o contrário. Fica a dica!

Link
http://www.climatechange2013.org/
IPCC WGI AR5

Mudança do Clima 2013: A Base das Ciências Físicas

A Décima Segunda Sessão do Grupo de Trabalho I (WG I-12) foi realizada de 23 a 26 de setembro de 2013, em Estocolmo, na Suécia. Na sessão, o Sumário para Formuladores de Políticas (SPM), do Grupo de Trabalho I contribuição para o Quinto Relatório de Avaliação do IPCC (WG I AR5) foi aprovado e que a avaliação científica e técnica subjacente aceito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário