sexta-feira, 28 de maio de 2010

Industria verde! Isso é possível?

A notícia que segue é sobre o reconhecimento da Nokia como a empresa de eletrônicos mais verde do mundo pelo Greenpeace e expressa bem a ideia da sustentabilidade em movimento que queremos discutir neste espaço.

Sustentabilidade é um termo amplo e que permite uma ampla gama de conceitos e teorias, em dado momento é quase impossível conceituá-la. Estamos falando de algo envolve diferentes áreas do conhecimento e diferentes partes interessadas e risco dessa complexidade toda é paralisar as pessoas e conseqüentemente os processos de mudanças, na escusa de que a discussão é larga demais para que uma pessoa, empresa, marca, sociedade e ou governo dar conta de resolver.

Buscar uma solução única já é um problema e sintomático da nossa atual sociedade em especial da nossa atual econômica. Quem é que pode resolver os problemas do mundo? Se colocar diante desse desafio não seria muita pretensão ou arrogância?
Diante dessa complexidade um jeito mais prático de lidar com essa efervescente demanda pela sustentabilidade no contexto empresarial e nas reações de consumo é justamente encarar isso como um movimento, uma agenda que está em constante construção onde novas demandas e stakeholders estão sendo incorporados a cada dia.

Olhar para esse desafio dessa forma será que não ajuda a livrar a “culpa” por soluções perfeitas e prontas, trazendo movimento a discussão e fazendo essa agenda avançar?Será que esse “olhar” não ajudaria as pessoas e empresas se sentirem mais “relaxadas” para construir caminhos e compartilhar desafios ao invés de ficarem presas na pronta, perfeita e acabada? Dessa forma, quem sabe a solução não emerge como processo e não só como resultado, um processo que pode ser aperfeiçoado dessa vontade das pessoas e desse compartilhamento de boas práticas como a da Nokia, que mesmo diante de uma boa prática, também recebe demandas por incoerências.

Será, que a vinte ou trinta anos atrás, algum CEO da Nokia ou qualquer outra companhia eletrônica imaginaria ser demandado a substituir componentes químicos de seu produto? Questiono isso pelo fator da responsabilidade ambiental e cuidados com a saúde qualidade de vida das pessoas.

Se não olharmos para a sustentabilidade como um movimento inserido em um processo de mudança, não teríamos nem como comemorar os avanços da Nokia e de outras empresas, porque a “solução” é sempre inconclusa. Neste caso, processo é isso – Inconformismo e busca por melhorias constantes, pois acreditamos ser possível.


Veja abaixo a matéria

Nokia é a empresa de eletrônicos mais "verde" do mundo, segundo o Greenpeace

A organização ambientalista apontou que a Nokia eliminou algumas substâncias tóxicas de seus novos modelos de telefones, como os compostos de bromo e trióxidos de antimônio. Em segundo lugar, aparece a Sony Ericsson

Por Agência EFE

Helsinque, 26 mai (EFE).- A fabricante finlandesa de telefones celulares Nokia é a multinacional do setor de eletrônicos mais "verde" do mundo e aumentou ligeiramente sua vantagem sobre a segunda classificada, a Sony Ericsson, segundo um relatório publicado hoje pelo Greenpeace.

A 15ª edição do guia para uma eletrônica mais verde do Greenpeace deu à companhia finlandesa uma pontuação de 7,5, em um máximo de 10, dois décimos a mais que na versão anterior, graças a seu compromisso com a retirada de substâncias tóxicas de seus produtos.

A organização ambientalista apontou que a Nokia eliminou algumas substâncias tóxicas de seus novos modelos de telefones, como os compostos de bromo e trióxidos de antimônio.

Também avaliou positivamente as declarações do executivo-chefe da companhia, Olli-Pekka Kallasvuo, que defendeu que os países industrializados cortem 30% de suas emissões de gases que agravam o efeito estufa até 2020.

No entanto, o Greenpeace criticou a Nokia por não apoiar abertamente as restrições globais de outras substâncias poluentes, como o PVC, e por não utilizar plásticos reciclados em maior medida na produção de seus telefones.

Depois da Nokia, as companhias de aparelhos eletrônicos mais "verdes", segundo o Greenpeace, são a Sony Ericsson, com 6,9 pontos, seguida por Philips e Motorola, ambas com 5,1 pontos.

As empresas menos ecológicas do setor são a japonesa Nintendo (1,8 pontos), a chinesa Lenovo (1,9) e a americana Microsoft (3,3). EFE

Fonte: Época Negócios On line
Data: 26/05/2010

Link: http://epocanegocios.globo.com/Revista/Common/0,,EMI143150-16355,00-NOKIA%20E%20A%20EMPRESA%20DE%20ELETRONICOS%20MAIS%20VERDE%20DO%20MUNDO%20SEGUNDO%20O%20GREENPEACE.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário