segunda-feira, 31 de maio de 2010

Mapa Injustiça Ambiental e Saúde no Brasil.

Resultado de uma ação conjunta entre a FIOCRUZ, FASE, e o Departamento de Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador, órgão vinculado ao Ministério da Saúde, foi colocado no ar em maio de 2010 o Mapa Injustiça Ambiental e Saúde no Brasil.

O mapa é na realidade um levantamento de informações que aglutina dados e diagnósticos sobre conflitos ambientais que foram levantados com base em situações de injustiça ambiental discutidas em diferentes fóruns e redes a partir do início de 2006, em particular a Rede Brasileira de Justiça Ambiental (www.justicaambiental.org.br). O foco do mapeamento é a visão das populações atingidas, suas demandas, estratégias de resistência e propostas de encaminhamento.

O mapa está aberto para informar, receber denúncias e monitorar as ações dos diversos níveis do Estado. Uma ferramenta democrática a serviço do público em geral e, principalmente, das populações atingidas, dos parceiros solidários e de todos e todas que se preocupam com a justiça social e ambiental.

Cerca de 300 casos distribuídos por todo o país e georreferenciados já constam do mapeamento. A busca de casos pode ser feita por Unidade federativa (UF) ou por palavra chave. Clicando em cima do caso que aparece no mapa por estado surge inicialmente uma ficha inicial com os municípios e populações atingidas, os riscos e impactos ambientais, bem como os problemas de saúde relacionados. Clicando na ficha completa do conflito aparecem as informações mais detalhadas, incluindo populações atingidas, danos causados, uma síntese resumida, uma síntese ampliada e as fontes de informação utilizadas.

Trata-se de uma ótima ferramenta para organizações da sociedade civil organizada, gestores públicos, integrantes de conselhos representativos e porque não para empresas que buscam assumir uma postura socialmente mais responsável, entender conflitos já instalados é uma ótima forma de aprimorar suas práticas e potenciais impactos sobre determinadas comunidades.

A participação de todos nessa leitura e discussão é de fundamental importância, afinal, boa parte dos conflitos pesquisado no Mapa são gerados por atividades econômicas, demanda por nós (indivíduos e sociedade) e gerenciadas por empreendimentos empresariais. Quando encaramos a sustentabilidade como um processo em movimento em busca de uma agenda positiva de interdependência, vamos identificar que nós, enquanto sociedade demandamos as investidas destes empreendimentos, reconhecer isso é importante para nos identificarmos como parte do problema e também da solução, ira além da culpabalidade de alguns para provocar a responsabilidade de todos.

Desejo que façam um bom proveito dessa importante ferramenta.

Acesso o mapa: http://www.conflitoambiental.icict.fiocruz.br/index.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário