Hoje, o próprio Nicholas Stern, autor do Relatório Stern - que mostra os custos das mudanças climáticas para a economia mundial - comentou sobre a iniciativa durante a coletiva que concedeu à imprensa, como parte da programação do Fórum de Varejo 2010, organizado pelo Wall Mart.
Stern elogiou o trabalho de Pavan Sukhdev e reconheceu que fazer a análise econômica da biodiversidade é ainda mais difícil e complexo do que medir os impactos econômicos das mudanças climáticas. Ele apontou duas razões para isso:
Os benefícios trazidos pela biodiversidade devem ser valorados em termos de oportunidades futuras. “Estou convencido de que temos conhecimento e matérias-primas, mas é difícil medir o valor dos recursos que vão produzir as novidades que ainda não conhecemos”, explicou.
- Há muita instabilidade nos ecossistemas do mundo. “É muito difícil medir os impactos econômicos da perda de determinadas espécies, especialmente pelo fato de elas serem interdependentes”.Ainda assim, o economista se disse convencido de que a conservação da biodiversidade tem muito valor e de que vale gastar quantias modestas para protegê-la.
Fonte: Planeta Sustentável
10/08/2010 às 18:37
Nenhum comentário:
Postar um comentário