quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Construa um mundo melhor - Uma boa jogada de Marina Silva!

Por: Blog Sustentabilidade em Movimento*

Independente da posição partidária, vejo o jogo (Construa Um Mundo Melhor) lançado no dia 18/08/201 para apoiar a campanha da Marina Silva, como uma proposta bem interessante.

Na minha leitura o jogo se bem divulgado terá um enorme potencial de envolver mais gente ausente da discussão política, um processo que só pode agregar na promoção e valorização da democracia. Isso porque o jogo tem uma dinâmica simples que não só facilita entender o que é um plano de governo, o que deve ser esperado de um presidenciável e claro de um candidato eleito, como coloca as pessoas como protagonistas desta posição.

Vejo a iniciativa com muito apreço, em que por meio da agenda do desenvolvimento sustentável, sua campanha está conseguindo ao meu ver, inovar a dinâmica eleitoral, fazendo um bom uso das mídias eletrônicas e das redes sociais, indo muito além da publicidade e do marketing. Neste ponto, me parece que sua campanha está conseguindo se espelhar na estratégia Obama, buscando gerar envolvimento e engajamento da população para sua proposta de governo.

Também se percebesse em sua campanha, um esforço de tornar a política um assunto mais interessante para muita gente, fator importante para um país que quer se desenvolver democraticamente.

Outro elemento de sua campanha que vejo como positivo, por isso, não poderia deixar de mencionar é o fato da sua plataforma pautar novos desafios para o país, que o Brasil precisa colocar sobre a mesa e envolver muito mais gente nessa discussão. Precisamos de mais pessoas discutindo como o país fará para assegurar uma rota de crescimento (desejada por todos) na proporção que estamos indo de forma mais justa, responsável e sustentável, considerando a todos em todos os lugares.

Haverá quem diga que isso é utopia.
Pois que seja uma utopia então.
Afinal a utopia também serve para gerar sonhos, criar expectativas e nos ajudar a construir novos caminhos.

*O Blog Sustentabilidade em Movimento é um espaço aberto que criei, com o objetivo de compartilhar de forma livre, minhas leituras e reflexões sobre as diferentes dimensões que a discussão sobre o desenvolvimento sustentável traz para a sociedade, assim como seus efeitos sobre as pessoas nos seus diferentes ambientes, espaços e papéis.
Fabiano Rangel

Nenhum comentário:

Postar um comentário