quarta-feira, 23 de junho de 2010

É hora de torcer e de entrar em campo pelo nordeste brasileiro.

Por: Fabiano Rangel – Blog Sustentabilidade em Movimento
Data: 23/06/2010

Neste momento, poderíamos aproveitar o gancho do mais recente fenômeno natural extremo que está acontecendo Nordeste brasileiro com chuvas intensas desde o último dia 18, atingindo os Estados de Alagoas, Pernambuco e parte da Bahia, para discutir se há alguma relação deste evento com as mudanças climáticas, com a ação antrópica, com os modelos de produção e consumo que praticamos entre outros assuntos relacionados. Ess é sem dúvida uma reflexção importante.

Porém, precisamos saber separar prioridades de emergências e a situação na região é de emergência. Por isso, neste momento nossa energia precisa estar em dimensão e atributos desse movimento da sustentabilidade. Este é o momento da ação, da fraternidade e do voluntariado. Agora é a hora em que precisamos da capacidade de articulação, das redes e da cooperação.

O inventário de problemas apresenta até o momento cenário bem grave. Cidades inteiras foram praticamente devastadas, casas e prédios públicos foram abaixo, o número de óbitos confirmados já está perto de 50 pessoas, cerca de 600 pessoas estão desaparecidas e mais 170 mil pessoas foram diretamente atingidas, sendo que o número de desabrigados já chega a perto de 100 mil pessoas.

Felizmente já temos movimentos articulados ou em processo de articulação, veja abaixo algumas informações a respeito. Além do "Movimento Solidário" outros estão acontecendo, por isso, para quem está mais distante e tem a intenção de colaborar, o jeito mais simples é buscar iniciativas já em andamento e fazer parte para fazer a diferença.

Podemos torcer pelo Brasil na copa, mas agora estamos precisando mesmo é torcer pelo nosso nordeste e mais, precisamos da nação brasileira em campo jogando a seu favor.


Organizações criam “Movimento Solidário” para ajudar desabrigados das chuvas no Nordeste.

Representantes empresas, entidades e instituições de ensino reunidas na manhã desta quarta-feira (23/06), na sede da Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas (OAB/AL), criaram um movimento unificado para atuar na arrecadação de donativos, triagem e encaminhamento aos órgãos estatais responsáveis pela distribuição.

O chamado Movimento Solidário irá colocar à disposição da população postos de arrecadação e centralizar o que for coletado na Faculdade Maurício de Nassau, na Ponta Verde, onde estudantes farão a triagem das doações. De lá, um caminhão cedido pelo Cesmac levará os donativos para a quartel do 59º Batalhão de Infantaria Motorizada (BIMTz), no Farol, que servirá como central de recepção das doações. Outras entidades disponibilizaram veículos menores para serem utilizados pelo Movimento.

Um comitê integrado por representantes de cinco entidades se reunirá diariamente na Faculdade Maurício de Nassau para traçar estratégias de atuação. Outro ponto importante da reunião foi priorizar os pedidos de doação de água mineral, produtos de higiene em geral e para parturientes e recém nascidos, utensílios de cozinha, botijões de gás, alimentos prontos para o consumo (enlatados e leite em caixa e em lata), roupas, sapatos, colchões, travesseiros, lençóis e agasalhos. A central do Movimento Solidário poderá ser contactada pelo telefone 3215 5240 (Sueli Maria).

A reunião contou com a presença do tenente-coronel José Cláudio Gomes e do tenente-coronel Carlos Roberto Santos, da Defesa Civil, que apresentaram aos presentes as principais necessidades enfrentadas e informaram como a ajuda poderá ser realizada. Segundo eles, as maiores dificuldades estão em fazer triagem das doações recebidas e transporte para as áreas atingidas. Eles também afirmaram que voluntários podem atuar na área de triagem, bastando para isso se apresentar à Defesa Civil.

O diretor-geral do Ministério do Desenvolvimento Social, Marcelo Resende, também participou da reunião. Segundo ele, o ato cívico de solidariedade das entidades é de fundamental importância para ajudar o governo a socorrer as vítimas das enchentes no Estado.
Os representantes da Defesa Civil lembraram que também são recebidas doações em dinheiro em duas contas abertas pelo Corpo de Bombeiros: Banco do Brasil, agência 3557-2, conta corrente 5241-8, e na Caixa Econômica Federal, agência 2735, operação 006, conta 955/6.


PONTOS DE COLETA:

  • Associação Comercial de Maceió – Jaraguá
  • Associação do Ministério Público Estadual – Jacarecica
  • Cesama - Arapiraca
  • Cesmac – Farol
  • Clube da OAB – Jacarecica
  • COC – Ponta Verde
  • Colégio Galileu – Poço
  • Creci – Farol
  • Facima – Farol (ao lado do Extra)
  • Fal – Jaraguá
  • FAT – Via Expressa
  • Fits - Jacarecica
  • Igreja de São Gonçalo - Farol (e demais paróquias nos bairros)
  • Maurício de Nassau – Ponta Verde
  • Ordem dos Advogados do Brasil - Centro
  • Sindicato dos Jornalistas de Alagoas - Prado

2 comentários:

  1. Fabiano, parabéns pela iniciativa! Quando a gente dá vazão à reflexão, propicia o pensamento coletivo e as vias de mão dupla, que possibilitam a criação deuma terceira via.

    Sucena

    ResponderExcluir
  2. Olá Sucena, obrigado!
    Sim uma terceira, quarta, quinta... via é sempre possível e acredito nesse ideal, afinal, a coletividade interagindo por causas nobres é capaz de maravilhas.
    O que queremos é isso um processo em movimento para uma sustentabilidade que seja boa para todos em todos os lugares.

    ResponderExcluir