quarta-feira, 16 de junho de 2010

Uma visão sobre lado otimista das catástrofes

Por Fabiano Rangel
Blog: Sustentabilidade em Movimento
Data: 16/06/2010

Mesmo que por vezes pareça quase impossível, precisamos encontrar otimismo em tudo que fazemos, sob pena de pararmos processos que na sua essência seguem em movimento, ainda que por vezes a coisa pareça uma enorme “maré negra manchada de óleo”. O incidente da BP que causou enormes danos, muitos ainda não mensurados, parece trazer uma vertente esperançosa.

O anuncio realizado ontem pelo presidente dos EUA Barack Obama, traz certa ênfase não apenas nas ações de indenização e reconstrução da bacia do Golfo prejudicada pelo acidente, como coloca em evidência a necessidade emergente dos Estados Unidos buscar fontes energéticas de baixo carbono e que ofereçam menor risco as pessoas e ao meio ambiente.

Segundo matéria da revista Época Negócios, versão on line, publicada hoje (16/06/2010), Obama em plano salão Oval da Casa Branca afirmou que em breve será possível recuperar cerca de 90% do petróleo derramado e a mais, enveredou esforços para esclarecer a sociedade norte americana sobre a criação de uma lei capaz de incentivar o desenvolvimento de fontes de energia alternativa.

Após resistências históricas e homéricas, parece que fato provocado com o acidente da BP fez a “água passar do pesco” da nação norte americana, e isso, a princípio está forçando um pouco mais os EUA a assumir um posicionamento diante da necessidade de se desenvolver uma econômica de baixo carbono.

Caso a proposta realmente avance teremos muito a comemorar, porque, o mundo ainda é “norteado” e, portanto, segue as tendências colocadas pela nação do norte. De qualquer forma lamentamos que muitos estragos tenham que acontecer para que algumas desafios da nossa sociedade avancem.

Quem sabe essa lição também nos inspire mais, precisamos criar uma cultura mais preventiva, pauta por uma ética mais coletiva, em que possamos agir sob os riscos e não após a efetivação do dano. Está ai um bom ponto de reflexão para pessoas a frente de políticas públicas e organizações empresariais para que possamos avançar ainda mais, nesse movimento para construção de uma sociedade mais justa, responsável e sustentável.



Obama promete conter na próxima semana 90% do petróleo do golfo

Americano se reúne com o presidente da BP para discutir fundo de ressarcimento de prejuízos
Por Agência EFE

WASHINGTON - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, afirmou ontem que nas próximas semanas será possível recuperar 90% do petróleo que emana do poço da BP no Golfo do México. Em discurso à nação direto do Salão Oval, Obama buscou informar aos americanos do real estado da catástrofe, falar sobre eventuais ressarcimentos e esclarecer a ideia de uma nova lei de energia que incentive o investimento em fontes alternativas.

O presidente americano comparou o desastre com "uma epidemia", que não causa danos em questão de minutos ou dias. "Estaremos combatendo (a catástrofe) durante meses e anos", afirmou. Obama assegurou que seu governo combaterá as consequências do desastre durante o tempo que for necessário e que a BP terá que ressarcir por todos os danos causados.

E explicou que, desde o começo da crise, o governo federal lançou o "maior esforço de limpeza meio ambiental" da história do país, que conta com 30 mil pessoas em quatro estados para combater a maré negra.

Hoje, Obama se reunirá com o presidente da BP, a quem disse que dará instruções para que crie um fundo que compense os trabalhadores e empresários prejudicados economicamente pelo desastre. O fundo, como ressaltou, não será controlado pela BP, mas administrado de maneira independente.

Obama anunciou também um plano a longo prazo para a recuperação do Golfo do México, uma área que, como explicou, ainda não se recuperou totalmente do furacão "Katrina". O plano será arquitetado pelos estados, comunidades locais e residentes do golfo. O comando ficará com o secretário da Marinha, Ray Mabus, ex-governador do Mississipi, uma das regiões mais atingidas pelo petróleo.

O presidente americano disse ainda que o país deve trabalhar para evitar que um incidente do tipo aconteça de novo. E para isso, como frisou, foi criada uma comissão nacional para investigar as causas do desastre e dar recomendações sobre medidas a serem tomadas.

Fonte: Época Negócios (On line)
Link: http://epocanegocios.globo.com/Revista/Common/0,,EMI147956-16381,00-OBAMA%20PROMETE%20CONTER%20NA%20PROXIMA%20SEMANA%20DO%20PETROLEO%20DO%20GOLFO.html
Data: 16/06/2010

2 comentários:

  1. Mais rápida do que as ações do Governo estão as ações populares - Comunidade no Facebook que pede boicote à BP reúne mais de 600 mil membros - olha o link: http://epocanegocios.globo.com/Revista/Common/0,,EMI147664-16418,00.html
    Creio que caiba um comentário

    ResponderExcluir
  2. Felipe, obrigado por comentar e realmente estamos diante de uma nova sociedade, que assiste a um espetáculo sem tantas cortinas.
    Realmente não sei o quanto as empresas estão prontas para essa realidade. Ainda vivemos diantes de uma arrogância empresarial, em que as organizações se fecham a diálogo e quando se abrem ainda há muita dificuldade de realmente criar um ambiente o diálogo possa fluir.
    Essa é uma realidade complexa para o meio empresarial, com perda de valor no mercado de capitais e ações judiciais já há muita escola e estrada rodada, por isso, logo as empresas contornam essa parte. Contudo, lidar com uma comunidade númericamente expressiva declarando boicote é novidade e coloca em cheque o jeito antigo das empresas lidarem com essas crises.

    Podemos continuar essa conversa?

    ResponderExcluir