terça-feira, 20 de julho de 2010

Casa Branca diz que petróleo voltou a vazar no Golfo do México

Foi detectado um vazamento a três quilômetros da cabeça do poço feito para conter o derramamento de óleo
Por Agência EFE

WASHINGTON - A Casa Branca informou hoje (19/07)que foram detectados pontos de vazamento na parte superior do topo do poço de petróleo do Golfo do México do qual sai petróleo desde o final de abril. Segundo o porta-voz da Casa Branca, Robert Gibbs, os testes feitos na estrutura de contenção colocada sobre o poço acusaram três aspectos que exigem "especial atenção". Um deles é um ponto de vazamento "a três quilômetros da cabeça do poço".

Governo dos EUA diz que vazamentos detectados no Golfo não são ameaça

Além disso, foram observadas "bolhas" de natureza ainda desconhecida na saída da estrutura de contenção. A BP, companhia responsável pelo vazamento, disse que pode ser nitrogênio, o que seria "comum", e não de gás natural, como ocorreria no caso de um vazamento. Além disso, relatou Gibbs, foram detectadas "fugas na parte superior do poço". "Tudo isto requer uma atenção particular", acrescentou o porta-voz, ao acrescentar que um navio da Agência Americana para os Oceanos e a Atmosfera (NOAA) detectou outras "anomalias" que ainda passarão por avaliação.

O governo dos Estados Unidos permitiu hoje que a BP mantivesse o poço selado apesar de detectar o vazamento a três quilômetros, o que poderia indicar que a estrutura interna está danificada. "Autorizo a BP a continuar o teste de integridade durante outras 24 horas", afirmou em comunicado o almirante da Guarda Costeira Thad Allen, que dirige a resposta do governo ao derramamento. A principal preocupação da Casa Branca é que a estrutura subterrânea do poço esteja danificada e que o petróleo passe pelas rochas e acabe penetrando em múltiplos pontos do solo marinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário